UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - UFG
FACULDADE DE ARTES VISUAIS - FAV
Licenciatura em Artes Visuais- EaD
Disciplina: Estágio Supervisionado III
Professora: Patrícia de Souza Martins.
Aluna: Gildete de Oliveira Botelho
Pólo: Cora Coralina - Alexânia-Go.
Intervenção Pedagógica Feira Multicultural
Introdução:
A feira será minha Porta de entrada. Um lugar multicultural, já existente a mais de 35 anos no município de Alexânia. Nesta ação terei como colaboradores os feirantes, o Sr. Manoel 'da Araguarina 'que é o administrador da feira, o fundador do município Alex Abdalac, Sr. Bento 'do laço' e amigos da Associação da Terceira Idade Rainha da Paz.
Objetivo geral:
Onde quero chegar? Partindo da proposta de Estagio III, “porta de Entrada” e da Carta das Cidades Educadoras, pretendendo alcançar no fim do semestre, expor com definições ações educativas através da oficina e exposição de fotos antigas que será realizada no dia 14/11/2010 isso irá acrescentar na realidade concreta dessas pessoas que freqüentam esse espaço chamado de feira municipal “O objetivo permanente será o de aprender, trocar, partilhar e, por conseqüência, enriquecer a vida dos seus habitantes”. Levar a essas pessoas conhecimento sobre a proposta que está sendo oferecido, convidar para participarem se envolverem nesta proposta de ensino e aprendizagem. Ao estudarmos Ateliê de Arte tecnologia – Fotografia e Vídeo, professoras autoras Profa. Dra.Rosa Maria Berardo e Profa. MSc. Ana Rita Vidica Historia da Fotografia. Resolvi desenvolver essa ação sobre fotografias, vídeos.
Objetivos específicos:
Conhecer a História do município através do tempo, suas mudanças, seus olhares, através de fotografias da cidade, fotografias essas que serão expostas durante a apresentação do trabalho na feira, para que o público freqüentador daquele espaço possa ver as transformações da cidade por várias décadas. Chamar atenção para o histórico cultural do município, mostrando sua transformação, a evolução.
Trabalhar a Cultura Visual em um campo de estudo que geralmente inclui alguma combinação de estudos culturais, arte e antropologia, enfocando aspectos da cultura que se apóiem em imagens visuais. Entre os teóricos dos estudos culturais que trabalham com a cultura contemporânea, isto freqüentemente se sobrepõe à filmologia da cidade através de fotografias antigas. Essas fotografias virão de um arquivo pessoal que esta guardada para fazer parte de um livro de 53 anos do município, Elas retratam pessoas, casas, comércios, prefeitos, vereadores, personalidades, artistas e a própria feira.
Justificativa:
Por que fazer? Decidi-me pela feira como porta de entrada tomando como base à proposta de Estágio Supervisionado III, Percurso da Caminhada e a leitura da carta das cidades educadoras. Ao longo do meu Trajeto muitas dúvidas e questionamentos me seguiram. Tirando fotos, conversando com as pessoas e os próprios feirantes, senti que seria necessário o desenvolvimento da proposta ação pedagógica neste espaço multicultural. Nesta intervenção quero chamar a atenção das pessoas que freqüentam a feira, oferecendo a elas uma oportunidade de conhecer e se reconhecer no histórico fotográfico da cidade, suas transformações, através dos anos. As bancas da feira foram passando de pai para filhos, assim como os comércios locais, isso fará parte de um painel, que será colocado em exposição para que todos possam ver. Quero frisar que através da evolução de Alexânia que a cidade trouxe costumes regras e maneiras de viver e seguir, cores, texturas e diversidades.
Cronograma:
Neste momento, já terei me organizado, com as fotografias em mãos do histórico da feira e da cidade. Fotografias estas que fazem parte do acervo particular de Sandro Botelho, que será um dos colaboradores dessa ação, As mesmas foram catalogadas e doadas por moradores antigos do município. Este trabalho do histórico fotográfico já foi criado a mais de cinco anos isso facilitará a ação da exposição. Com o mural proporcionarei aos freqüentadores a origem de todas as fotos. A parceria com Sr. Manoel administrador da feira possibilita o uso do espaço físico, são bancas que usarei dentro da própria feira onde acontecerá a exposição, a ação pedagógica realizarei com fotografias que foram tiradas da própria a feira, explorando as cores das roupas dos feirantes, das verduras e dos animais ali vendidos. Contrastando com as fotos pretas e brancas. Professora Ana Rita Vidica, Uma experiência fotográfica - Fotografia é Cidade, experimenta possibilidades poéticas que se constitui de fotografias sem manipulação de cor, limpo e sujo, belo e feio, agradável e desagradável, reconhecimento e estranhamento. Desta proposta pretendo desenvolver esse reconhecimento e estranhamento do expectador. Como usarei fotografias pretas e brancas e coloridas, o contraste gerando e confrontando das imagens ao olhar dos transeuntes, das pessoas que passam pela feira a intenção é que elas participem como expectador tendo a cidade como focos das lentes fotográficas, terão em exposição fotos analógicas e digitais. Muitos vão se identificar com sua casa, parentes, e bancas ali fotografadas e o envolvimento acontecerá naturalmente. O ato da exposição das fotografias acontecerá dia 14 / 11 / 2010 (domingo), das 08h00min às 12h00min.
Metodologia:
As fotos serão expostas em uma colagem de papelão trabalhado com fundos coloridas expiradas nas obras do artista contemporâneo Divino Sobral, os e cores tiradas das fotografias feitas na feira, para destacarem as fotos que serão em preto e branco. E a narrativa do histórico será feita por pessoas convidadas, pessoas que presenciarão o período de 53 anos de transformação da cidade como o Sr. Bento 'do laço', Alex Abdalac e outros pioneiros. Cada foto terá o seu histórico escrito. Os participantes serão fotografados, faremos pequenas filmagens de depoimentos dos freqüentadores da feira, formularemos perguntas históricas fotográfico da cidade.
DIVINO SOBRAL
Trabalho com diversas linguagens, suportes e materiais; pesquiso a formação das memórias individual e coletiva, a amnésia, a passagem da lembrança ao esquecimento. Mostras coletivas: Antarctica Artes com a Folha, São Paulo 1996. 2ª Bienal do MERCOSUL, Porto Alegre, 1999. Rumos Artes Visuais Itaú, São Paulo, 2001-2003. 8ª Bienal de Havana, Cuba, 2003. Heterodoxia Lima, Galeria ArtCo, Lima, Peru, 2005. Arte Brasileira Hoje na Coleção Gilberto Chateaubriand, MAM, Rio de Janeiro, 2005. O centro na borda, Galeria Arte em Dobro, Rio de Janeiro, 2006. 12 Vetores, Galeria Isabel Aninat, Santiago, Chile, 2006. Superfícies da Memória, MAC-USP, Ibirapuera, São Paulo, 2008. Américas Latinas: Las fatigas Del querer, Milão, 2009. Mostras individuais: Onde o tempo se bifurca, Museu de Arte de Goiânia, 2010. Recordações de uma paisagem não vista, Centro Cultural Banco do Nordeste, Fortaleza, 2010; Centro Cultural Banco do Nordeste, Juazeiro do Norte, 2009. O tempo é água, Museu de Arte Contemporânea de Goiás, Goiânia, 2004. Recebi o Prêmio do Festival de Bonito 2005 e o Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça - Funarte, 2009.
Avaliação:
Deu Certo? A avaliação começará, pelo desenvolvimento da proposta de Estagio III, fotografias, haverá um registro das cores e técnicas usadas, no dia da exposição faremos perguntas e responderemos perguntas sobre as mudanças da proposta em pauta cidade educadora, a participação no trabalho será de grande. Importância para avaliação pessoal. Montagem da exposição, participação das pessoas envolvidas, do publico alvo, da proposta de estagio, Carta das Cidades Educadoras. Refletir sobre a riqueza cultural que todos os envolvidos obtiverem, por esta ação pedagógico-didática. Através dos depoimentos que serão feitos no ato da exposição. Pretendendo alcançar no fim do semestre, expor com definições ações educativas através da oficina e exposição de fotos antigas
Referências Bibliografia:
CASA DAS LETRAS. Pólo Cora Coralina – Alexânia GO 2008, Artigo disponível e
http://casadasletras-coracoralina.blogspot.com/
JUREMA SAMPAIO. O que é um Projeto Pedagógico em Artes Visuais?
Pag. 74, 75, 76 e 77 do material didático oferecido pela FAV UFG
FOTOGRAFIA E CIDADE, Uma Experiência Fotográfica, por Ana Rita Vidica. Módulo 06 FAV-EAD pag.39,40
DIVINO SOBRAL, Coral de Arvore
http://divinosobral.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário